NOTÍCIAS

 

A importância da alimentação no esporte

Especialista em nutrição aplicada ao exercício físico, Andrea Matarazzo estreia sua coluna no portal Webventure para oferecer ao leitor informação e dicas sobre alimentação e tudo que envolve o assunto. Nesta primeira matéria, ela destaca a importância dos bons hábitos para manter uma rotina saudável, além, segundo nutricionista, das importantes ‘regrinhas básicas’.

Sim, pode até ser clichê, mas a única coisa na ciência que não mudou nos últimos 100 anos é a base de uma alimentação saudável, constituída de carboidratos integrais, carnes magras, muitas frutas, verduras, legumes e água. Nada de novo, porém na hora de colocar em prática vêm as dúvidas: “quanto devo comer? Qual o intervalo entre as refeições? O jantar deve ser igual ao almoço”.

Ainda bem que esta resposta difere de pessoa para pessoa, pois se não, a minha profissão seria extinta. Cada organismo responde de um jeito diferente, sendo este um fator determinante nas necessidades nutricionais de um indivíduo, assim como as atividades diárias, idade, sexo entre outros.

Porém ao tornar regrinhas básicas, um hábito em sua rotina, já é de grande ajuda para se conquistar e manter uma alimentação saudável. Não sair de casa sem café da manhã, comer a cada três horas, beber água ao longo do dia e a escolher alimentos mais nutritivos, já são grandes passos se incorporados em seu dia-a-dia.

Para você que é esportista, repare a diferença que faz adequar a sua alimentação. Além da melhora instantânea nos treinos, auxilia na recuperação muscular e no sistema imunológico. Lembre-se sempre que a base da pirâmide alimentar são os carboidratos, nossa principal fonte de energia, necessário para ter um bom rendimento nos treinos.

A alimentação pré, durante e pós-atividade física é considerada um dos principais fatores para a melhora da performance, atuando na recuperação muscular e na reposição do estoque de glicogênio (nosso acervo de energia).

O esportista deve se alimentar com regularidade durante o dia (refeições principais e lanches) e ingerir alguma fonte de carboidrato com índice glicêmico baixo/médio uma hora antes de iniciar a atividade física. A ingestão de água ao longo do dia também é um fator importante para garantir um bom rendimento. Obviamente, dependendo do tipo/intensidade de treino, devemos tomar outras medidas para que o atleta possa atingir sua aptidão máxima.

 

Fonte: Fonte: Webventure

Postada em: 27/07/2013

 

 

Comentários

 

PARCEIROS

TOP MÚSICAS

1

Conquistando impossível
Jamily

2

Radio Bike Dance
Marcos Dorneles

 

 

PEDIDOS

NOME

CIDADE / ESTADO

PEDIDO

VISITANTE       contador de visitas para blog

                             OBRIGADO PELA SUA VISITA NA NOSSA RADIO, SEJA SEMPRE BEM VINDOS

Hospedgem e Streaming HD EfexHost.Com | Site Administravel Licenciado por LeSArtWeb.Net