MATÉRIAS

 

Imigrante brasileiro vence competição de ciclismo na Pensilvânia

Gabriel Tonini cruzando a linha de chegada durante a competição ocorrida na Pensilvânia,

Recém-chegado aos EUA e com apenas 15 anos de idade, o baiano Gabriel Tonini é promessa no esporte no Estado Jardim


No sábado (17), o adolescente Gabriel Tonini, de 15 anos, natural do município de Itamarajú (BA), morador no bairro do Ironbound, em Newark, venceu o torneio de ciclismo realizado na Pensilvânia. A vitória é impressionante para o jovem que se mudou para os Estados Unidos há aproximadamente 8 meses, é aluno do East Side High School e há 2 anos se dedica à essa atividade esportiva. Em virtude do pouco tempo no país, durante a semana ele assiste às aulas de ESL (Inglês como segunda língua), com as aulas convencionais. Um dia antes, na sexta-feira (16), ele participou de uma competição em Connecticut, onde ficou em 4º lugar.

Desde que morava em Itamarajú, Gabriel tem o apoio dos pais e atualmente integra a equipe de ciclistas do treinador Fernando Cuevas, que já foi atleta profissional e, após a aposentadoria, se dedica a treinar novos talentos. Atualmente, o adolescente faz parte da Equipe Cuevas Cycling e é o único brasileiro no grupo.

Aparentemente, a dedicação ao esporte é fator constante na família Tonini, pois o irmão mais velho de Gabriel, Luís Fernando Tonini, de 18 anos, é praticante ávido do Motocross e também já se destaca no Estado Jardim. Brevemente, ele participará de uma competição em Englishtown. Ambos os jovens contam com o apoio da família e amigos.

“Agradeço aos meus pais, pois eles fazem tudo pela gente”, comentou Gabriel, que planeja se profissionalizar no ciclismo nos EUA. Entretanto, o esporte exige certa dedicação, como moderar na badalação (festas), dormir e acordar cedo e cuidar da alimentação, coisas que nem todos os jovens estão dispostos a seguir.

Durante a entrevista à equipe de reportagem do BV, Gabril destacou o nível mais alto dos atletas americanos e o apoio que o esporte recebe nos EUA em contraste com o Brasil. Ele citou o caso de um campeão brasileiro de ciclismo que terá que desistir da carreira porque não teve condições financeiras de viver somente do esporte. Outro exemplo foi o fato de o adolescente ter ganhado de presente do treinador Cuevas e colegas de equipe uma bicicleta avaliada em US$ 5 mil. Assim que chegou aos EUA, ele treinava em uma bicicleta comprada pelo pai, Fabrício Tonini, que na ocasião custou US$ 500.

“Sinto orgulho de ter dois filhos atletas, ou seja, é bom demais. Eu os levava a todos os lugares no Brasil”, relatou Fabrício, acrescentando que o filho mais velho, Luís Fernando, trabalhou na construção civil e com o próprio dinheiro comprou sua motocicleta.

O cotidiano de Gabriel é um pouco diferente de um adolescente típico da sua idade, pois, além das aulas no East Side High School, ele treina durante a semana em um parque próximo à sua casa ou na cidade de Fort Lee. Geralmente o percurso é de 90 milhas (130 km). Já nos finais de semana, ele treina com os membros de sua equipe. Impressionado com sua dedicação e disciplina, o treinador Fernando Cuevas prevê que o jovem brasileiro tem capacidade de ser o campeão de ciclismo em New Jersey em 2017.

O ciclismo é um esporte praticado com a utilização de uma bicicleta. Surgiu como esporte no século 19, na Inglaterra. Faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna (1896), realizada em Atenas, Grécia. As competições de ciclismo são divididas em quatro modalidades principais: Pista, Mountain Bike, Estrada e BMX. 

 

Autor: http://www.brazilianvoice.com/bv_noticias/imigrante-brasileiro-vence-competicao-de-ciclismo-na-pensilvania.html

Postada em: 23/09/2016

 

 

Comentários

 

 

PARCEIROS

TOP MÚSICAS

1

Conquistando impossível
Jamily

2

Radio Bike Dance
Marcos Dorneles

 

 

PEDIDOS

NOME

CIDADE / ESTADO

PEDIDO

VISITANTE       contador de visitas para blog

                             OBRIGADO PELA SUA VISITA NA NOSSA RADIO, SEJA SEMPRE BEM VINDOS

Hospedgem e Streaming HD EfexHost.Com | Site Administravel Licenciado por LeSArtWeb.Net